Bem-vindos à MyOdonto | Clinica Odontológica

Funcionamento : Segunda à Sexta - 9h às 12h | 13h30 às 18h
  Contato : 11 4604.3453

No Inverno ou em epócas mais frias pode aumentar a sensibilidade e a dor de dente

Com a chegada das épocas mais frias do ano, é comum que aumentem as queixas de dor de dente. Isso acontece porque a boca tem temperatura equivalente à do corpo humano, entre 36ºC e 37ºC, enquanto a temperatura externa costuma ficar entre 10ºC e 15ºC durante o inverno. Essa inversão térmica constante afeta os dentes, principalmente aquele que estão com dentina exposta, lesões cariosas ou com algum tipo de trauma.
Dentes com dentina exposta, cáries ou outro tipo de trauma oral apresentam terminações nervosas mais sensíveis a estímulos e suscetíveis à dor.
Outro aspecto que favorece a dor de dente é a sinusite, que costuma se manifestar com mais força no inverno. Essa inflamação afeta os seios paranasais que, entre outros, abrangem o seio maxilar, onde se inserem as raízes dos dentes molares e pré-molares. Assim, essas raízes são afetadas sempre que a sinusite se manifesta, provocando um incômodo parecido com a tradicional dor de dente.
Para minimizar as chances de sofrimento com dores de dente no período de inverno, o ideal é sempre fazer um acompanhamento odontológico preventivo. Para isso, basta apenas que o paciente não deixe de visitar regularmente a dentista, para identificação precoce de problemas bucais que podem causar sensibilidade, e não descuide, em hipótese alguma, da higiene bucal.
Durante o inverno, também é muito comum que as pessoas prefiram ingerir bebidas específicas, como chá quente, café e vinho. Esses produtos são altamente pigmentados, e seu consumo está diretamente associado ao amarelamento dos dentes, um problema que não traz repercussões clínicas, as é capaz de causar grande desconforto estético.
Para quem não abre mão do prazer que essas bebidas são capazes de proporcionar, a dica para evitar o escurecimento dentário é escovar os dentes — ou, ao menos, enxaguar — logo após seu consumo.

Dicas para evitar dores de dente:

– Mantenha os cuidados com a higiene bucal, escovando os dentes após as refeições
– Quem tem hipersensibilidade dentinária deve usar cremes dentais específicos para o problema.
– Em caso de dor associada às baixas temperaturas procure um dentista para avaliar o que pode estar causando o desconforto.
-Quem sofre com sinusite consulte um médico para tratamento adequado, prevenindo também as dores nos dentes.

 

 

Fonte: http://dentistanomorumbi.com.br/